FAQ

detalhe de violão construído por Leandro Mombach

detalhe de violão construído por Leandro Mombach

DÚVIDAS FREQUENTES

1. Sendo em uma universidade federal, o curso é gratuito.

2. A universidade dispobiliza algumas ferramantas para utilização durante as aulas apenas. Cabe ao aluno a compra de materiais (madeiras, colas, vernizes) e ferramentas específicas.

3. O curso é ofertado no período matutino em anos ímpares e no período vespertino em anos pares. Em 2013, os calouros cursam pela manhã, em 2014 na parte da tarde, e assim sucessivamente.

4. Não existe curso de luteria no período noturno.

5. Apesar de ocupar apenas um período do dia, espera-se do aluno que produza fora da universidade.

6. O curso de luteria é oferecido apenas na modalidade presencial. A UFPR não oferece luteria no Ensino à Distância.

7. É obrigatória para todos os alunos a construção de um violão no primeiro ano. A partir do segundo ano o aluno pode optar entre violões, violinos ou guitarras e baixos elétricos. A escolha feita no terceiro semestre do curso é definitiva e sem possibilidade de alteração posterior, sendo que o aluno deve construir instrumentos dessa família até a conclusão do curso.

8. Não existe pré-requisito para o ingresso, mas é importante que o futuro aluno tenha claro para si do que trata a luteria e da necessidade de habilidade manual para o ofício.

9. Não é obrigatório tocar um instrumento, apesar de ser considerado um conhecimento importante na luteria.

10. O ingresso no curso de luteria se dá pelo vestibular da UFPR www.nc.ufpr.br, sendo três vagas para ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada – informações em www.sisu.mec.gov.br/

11. O curso de luteria da UFPR é superior (3° grau) na modalidade tecnólogo.

12. O diploma concedido ao formado é de Tecnólogo em Luteria.

13. A universidade oferece bolsas de auxílio moradia, alimentação, permanência e monitoria. Informações sobre bolsas podem ser obtidas em www.prae.ufpr.br.

14. A universidade oferece transporte gratuito entre seus campi através da linha de ônibus Intercampi. Itinerários e horários em www.prae.ufpr.br/links/intercampi.htm

15. O aluno interessado em fazer Iniciação Científica deve procurar um docente no início do ano letivo, para a discussão de um possível projeto e plano de trabalho.

16. A realização de intercâmbio tanto nacional como internacional é gerida pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UFPR, informações em www.internacional.ufpr.br. O aluno interessado deve estar atento aos prazos estabelecidos nos editais da ARI, que são abertos semestralmente. De forma geral, os critérios necessários para o intercâmbio são: IRA maior que 0,7; proficiência no idioma estrangeiro do país de destino; integralização curricular menor que 80% (no caso da Luteria, o aluno pode se inscrever até o 4º semestre letivo).

17. O curso dispõe, na Biblioteca do SEPT (Setor de Educação Profissional e Tecnológica), de um acervo raro e praticamente único no Brasil sobre instrumentos musicais e luteria. Informações em www.portal.ufpr.br/bib_ept.html

18. A segurança individual e coletiva é prioridade nos ateliers, oficinas e sala de vernizes. Equipamentos de proteção individual (EPI) são obrigatórios em atividades práticas conforme instruções no local. A não utilização dos mesmos implica em ação administrativa disciplinar.

 ……

……

……

 ……

……

……